Os seus filhos voltaram para a escola? Estas 6 dicas são para si.
A equipa Educa.ao reuniu seis dicas para ajudar os pais neste regresso às aulas.
Há várias dimensões distintas que devem ser consideradas ao desenhar as medidas de saúde e segurança na escola, dentre elas a infraestrutura física da escola; horários e equipes disponíveis; transporte e alimentação; políticas de saúde e comportamento (o que envolve medição da temperatura na entrada, uso de máscaras e identificação de casos suspeitos, por exemplo). Em comum, todas visam minimizar a proximidade física, acatar protocolos de higiene e reduzir o risco de contágio.
Mas não é só a escola que tem um papel aqui. Os pais também devem incorporar as regras e educar e consciencializar os seus filhos. Isso passa por seis atitudes:
1. Ensinar e dar o exemplo das práticas de higiene, o que inclui lavar as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos e contemplando dedos, unhas e punhos.
2. Monitorar o estado de saúde dos filhos. Caso haja febre ou mal-estar, procurar orientação médica e não levar à escola.
3. Encorajar a criança a fazer perguntas e falar sobre seus sentimentos, além de ser paciente e lúdico na comunicação com ela.
4. Manter-se actualizado sobre a pandemia e as regras a aderir.
5. Estar próximo da escola e ajudar a zelar pelo cumprimento das medidas de segurança propostas.
6. Ajudar a criança a manter um estilo de vida saudável, com rotina, alimentação balanceada e exercícios físicos.
Retomar o ensino presencial não é tarefa fácil, mas os benefícios podem ser enormes se respeitarmos esses cuidados. Alunos aprenderão, pais e mães conseguirão trabalhar e o vírus será controlado.